Patos-PB, Terça-Feira - 14 de Agosto de 2018

Projeto PROCON na Escola leva ações para Escola Nina Nóbrega na zona rural

Com o objetivo de ensinar o consumo consciente, responsável e sustentável, a Secretaria de Defesa do Consumidor (PROCON Patos) esteve durante os dias 11 e 14 de maio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nina Nóbrega, localizada no assentamento Campo Comprido, levando o Projeto PROCON na Escola.

As atividades do projeto na escola foram iniciadas, na sexta-feira, dia 11, com as turmas dos Pré I e II, 1° e 2° anos, onde cerca de 30 crianças, puderam interagir e aprender o consumo consciente através da ludicidade com a proposta da contação da história da Chapeuzinho Vermelho, onde foram colocadas em locais estratégicos das salas de aulas e da escola jarrinhos com plaquinhas educativas para o consumo pelo viés da sustentabilidade.

Dando seguimento nesta segunda-feira, dia 14, os alunos dos 3° e 4° anos, aprenderam sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis, através da proposta ‘Consumidor, olho vivo!’, também foi realizada uma gincana com o foco em orientações sobre direitos do consumidor. Encerrando a tarde foi a vez da turma do 5° ano, na qual trabalhada a importância social e educativa de ações e comportamentos por parte dos consumidores com o Semáforo do Consumo Consciente.

A Escola Nina Nóbrega é a primeira unidade da Educação no Campo a participar do desenvolvimento das ações do projeto, e ida do Procon na Escola para a zona rural reforça o compromisso com os aspectos integrador e inclusivo de sua proposta pedagógica, como explica a professora que coordena o PROCON na Escola, Maria das Graças Medeiros.

“Já tínhamos apresentado a proposta de forma prévia aos professores da Educação do Campo, de forma a convidá-los de forma atrativa para conhecer os objetivos e a relevância social e educativa do projeto. Depois também de forma prévia fizemos visitação à Escola Nina Nóbrega para conhecermos a sua realidade, coletarmos dados qualitativos e quantitativos, fazendo uma visitação também as salas de aula conhecendo seus profissionais e a diretora. Foi um contato e uma experiência significativa, os alunos interagiram, participaram, tiraram dúvidas. Foi um momento de aprendizado não só para eles, mas também para nós envolvidos no projeto,” comentou a coordenadora.

O secretário do PROCON, Bruno Maia, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Educação que tem contribuído para o bom desenvolvimento do projeto e revelou que outras comunidades também irão receber o projeto.

“Estivemos na comunidade do Campo Comprido, onde em parceria com a secretária de Educação Francineide, que desde o início do ano temos conversado e tentamos sempre engradecer o programa e abranger cada vez mais todas as crianças de nosso município, tendo em vista que esse é um dos focos desse programa e essa parceria tem dado frutos, tem sido de sucesso. E vimos aí a zona rural uma das áreas que o programa nunca tinha visitado. O programa contemplou as crianças do Pré I ao 5º ano. Isso é importante, tendo em vista que as crianças são agentes multiplicadores, aproveitam bastante o que é aprendido. É uma extrema satisfação, estamos bastante satisfeitos com os resultados, as crianças ficaram muito felizes, muito animados, o que é muito gratificante. Diante disso, o Procon na Escola já traz novas metas, novas localidades para serem visitadas e vamos continuar com esse trabalho,” informou Bruno Maia.

SECRETÁRIO BRUNO MAIA - PROCON NA ESCOLA

MARIA DAS GRAÇAS MEDEIROS - COORDENADORA DO PROCON NA ESCOLA