Patos-PB, Terça-Feira - 16 de Outubro de 2018

Notícias

Imprimir   

Profissionais do CER recebem capacitação e participam da programação da Caravana do Coração em Patos

A Caravana do Coração está com sua programação em Patos, nesta segunda-feira (09), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades em Reabilitação (CER II). 

A Caravana atende crianças com cardiopatia, mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia que já foram identificadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Durante o programa, são realizados vários atendimentos especializados (cardiologistas, pediatras, obstetras, psicólogos, assistentes sociais, enfermagem, nutricionistas, odontólgos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos) e diversos exames (de laboratório, eletrocardiograma e ecocardiograma).

“Temos como objetivo reunir todos os profissionais de saúde, compartilhar  e trocar experiências com esses profissionais, passar um pouco pra eles tanto na parte teórica, quanto prática, conhecimentos e estratégias de avaliação de tratamento de construção de órteses, para que eles ponham em prática no dia a dia ao atender crianças com microcefalia”, disse a fisioterapeuta e coordenadora do Ciclo do Coração, Rosa Paiva.

Logo no início da manhã, os profissionais do CER passaram por uma capacitação, ministrada pelos profissionais do Círculo do Coração, e teve como objetivo trocar experiências sobre tratamento de crianças com microcefalia para logo após serem praticados nos pacientes. 

A coordenadora do CER, Magna Palmeira, destacou o objetivo da ação. “O objetivo é diagnosticar problemas cardíacos na infância, acompanhar as crianças que já foram atendidas em outras edições como também prestar assistência às famílias”, explicou.

Além do CER, a Maternidade Peregrino Filho está atendendo grávidas de 22 a 28 semanas, com gravidez de risco; e as Faculdades Integradas de Patos, (FIP), atendendo crianças com cardiopatias, ao mesmo tempo em que está promovendo uma capacitação para os profissionais de saúde.

"As unidades Básicas de Saúde do município de Patos, anfitrião dessa ação, não estiveram atendendo, em sua totalidade, na manhã desta segunda-feira (09), em virtude de uma capacitação dos profissionais da rede primária, com o tema: 'Pré-natal na atenção básica', que acontece nas FIP, dentro da programação da 'Caravana do coração'. Porém, amanhã, a situação será normalizada", garantiu Anne Macedo, gerente da atenção básica do município de Patos.

A caravana do coração, que acontece entre os dia 4 e 17 de julho e percorrerá 15 municípios do Estado, é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP) e em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco e os municípios.

A próxima cidade que receberá o projeto será Picuí, no agreste paraibano.




Diretora do CER - Magna Palmeira


Fisioterapeuta e coordenadora do Ciclo do Coração, Rosa Paiva


Gerente de Atenção Básica - Anne Macêdo

« Voltar