Patos-PB, Domingo - 16 de Junho de 2019

Profissionais de saúde participam de treinamento para ação de combate à sífilis

Na manhã desta quinta-feira 07, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica, que irão orientar e atender o público neste sábado, dia 09, na Praça Getúlio Vargas, como parte do plano integrado de enfrentamento à sífilis, participaram de um treinamento para o teste rápido de sífilis, no auditório do SAMU, com a equipe da Coordenação Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba(SES/PB).

De acordo com os dados Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Município, em Patos foram diagnosticados 11 caos de sífilis congênita, só no ano de 2018.

A técnica da SES, Joana Ramalho, que esteve ministrando o treinamento, orienta à população a procurar os serviços de saúde para fazer o teste rápido; e caso dê positivo para sífilis, já será possível iniciar o tratamento na hora, com a primeira dose de penicilina benzatina.

“A sífilis muitas vezes é uma doença assintomática, ou seja, a gente pede que a população procure os serviços de saúde para  fazer o teste rápido, e dando positivo, na mesma unidade da famíla está realizando o tratamento da sífilis com penicilina benzatina. A nossa maior preocupação é com a gestante, porque ela, uma vez maltratada, passa para o bebê que pode nascer com sequelas para o resto da vida”, alertou Joana Ramalho.

Testes para detectar infecções por sífilis congênita e promoção de outras doenças sexualmente transmissíveis estarão disponíveis à população neste sábado, dia 09, das 8h às 11h, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Patos, como parte do plano integrado de enfrentamento à sífilis, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

SONORA COM JOANA RAMALHO-(SES)-SÍFILIES