Patos-PB, Quinta-Feira - 19 de Outubro de 2017

Notícias

Imprimir   

Profissionais de Saúde de Patos participam de Conferência Estadual em João Pessoa

A I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde foi aberta nesta terça-feira (10/10) no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural com a presença de várias autoridades nacionais, estaduais e municipais. O objetivo é discutir propostas elaboradas durante as 57 conferências ocorridas em diversos municípios do estado bem como regionais e consórcios que envolveram quase dois mil profissionais em 216 municípios.

Das propostas apresentadas, serão elencadas 12 e eleitos 36 delegados, 18 deles são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nove são trabalhadores de saúde e nove são gestores e prestadores de serviços. A cidade de Patos participa com 16 delegados, discutindo ativamente em vários temas. No dia de hoje, foi aprovada, por unanimidade, uma moção de repúdio em relação à Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), pedindo a revogação deste ato ao Ministério da Saúde.  

A conferência tem como tema, “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade.”.

O representante dos usuários do seguimento de vigilância e saúde, Paulinho Lacerda agradeceu o apoio da Secretaria de Saúde de Patos e ressaltou a importância da parceria, para uma melhor atenção aos usuários do SUS.

Claudemir Bento, presidente do Conselho Municipal de Saúde, comemorou a acolhimento das propostas discutidas em Patos, que serão levadas a Brasília e considerou de extrema importância, pois, são os anseios do povo patoense na esperança de uma saúde de qualidade em nosso município. Ele ainda agradeceu ao prefeito de Patos, “quero aqui agradecer ao prefeito municipal de Patos, que contribuiu para que pudéssemos realizar a conferência municipal de saúde em Patos e que contribuiu para estarmos participando da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e mostrássemos que Patos continua participando de todas as conferências defendendo as propostas do município.”.

Ao final dos debates, entre os delegados eleitos para defender as propostas na Conferência Nacional em Brasília, Patos foi contemplada com quatro delegados e quatro suplentes.

(IN - MN)

Paulinho Lacerda - Representante do Seguimento Vigilância em Saúde

Claudemir Bento - Presidente do Conselho Municipal de Saúde

« Voltar