Patos-PB, Terça-Feira - 16 de Outubro de 2018

Profissionais da educação participam do segundo dia de atividades do curso de práticas restaurativas no ambiente escolar

Está acontecendo nesta quarta-feira, 9/5, no auditório da 6ª Gerência Regional de Ensino, o segundo dia do Curso de Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas nas Escolas das redes municipal e estadual de ensino.

O curso é uma iniciativa do Ministério Público da Paraíba-MPPB, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente (CAOP), e será realizado todas as quartas-feiras do mês de maio, com a ministração de palestras a respeito de vários assuntos ligados a temática central, que diz respeito ao enfrentamento a violência e a descoberta de suas principais causas no ambiente escolar.

De acordo com a secretária de educação Francineide Souto, o principal objetivo do trabalho é capacitar cerca de 70 profissionais da educação, das redes estadual e municipal, sendo todos eles gestores, professores, psicólogos, assistentes sociais, entre outras funções. “O curso é uma iniciativa muito importante, pois estamos somando forças com profissionais das áreas de proteção social, saúde, conselhos de direitos e segurança pública, a respeito das principais formas de mediação de conflitos e suas respectivas alternativas de solução no ambiente escolar“, avaliou.

Durante todo o mês de maio, serão cinco diferentes módulos. Os temas do segundo módulo são: A Teoria dos Círculos de Construção de Paz, ministrado pela promotora Ana Raquel Beltrão e Comunicação Não Violenta, ministrado pela advogada e professora Joseane Azevedo.

A secretária também falou sobre a importância do conhecimento do assunto por parte das entidades, que vem enfrentando dificuldades no gerenciamento desse tipo de problema. “Os problemas ligados a violência são trazidos desde a família e refletem diretamente na escola, pois são os educadores quem lidam diretamente com os conflitos”, lembrou.

Além dos gestores escolares das Redes Municipal e Estadual, também participam do curso, policiais e representantes das Redes de Proteção Social Básica e Especial, CRAS, CREAS e PETI.

O curso terá continuidade nos dias 16, 23 e 30 do corrente mês. No dia 16, data do terceiro módulo, será a vez da temática “Prática dos Círculos de Construção de Paz”. O quarto módulo, programado para o dia 23, terá o tema “Simulação de Círculos de Construção de Paz”, e o quinto e último módulo, marcado para o dia 30, discutirá a experiência de planejar e facilitar os círculos, quando terá como tema: “Simulação de Círculos de Construção de Paz”.

SONORA SEC. FRANCINEIDE SOUTO