Patos-PB, Domingo - 25 de Agosto de 2019

Notícias

Imprimir   

Prefeitura esclarece problemas relativos ao transporte escolar na zona Norte de Patos

Após denuncia apresentada em alguns veículos de comunicação da cidade, o chefe do setor de transportes da Secretaria de Educação, Tiago Carneiro, prestou esclarecimentos na manhã desta terça-feira, (13), sobre o problema envolvendo alguns alunos da escola Rotary, residentes na Vila Mariana, zona Norte de Patos.
 

De acordo com Tiago, a Prefeitura de Patos não pode incluir uma nova rota de serviço, uma vez que o Programa Nacional do Transporte Escolar-(PNATE), vinculado ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação-FNDE, não permite a oferta do serviço para alunos matriculados na zona urbana do Município.


“Eu venho aqui esclarecer que o transporte escolar é oferecido aos alunos da Zona Rural, tendo em vista tem escola em todos os bairros da cidade, então não é necessário transporte escolar para dentro da cidade”, explicou o chefe do setor de transportes.


Segundo Tiago Carneiro, cerca de 80% do serviço é custeado com recursos próprios do Município, uma vez que as verbas federais são destinadas apenas para atender a zona rural dos municípios brasileiros.


“Se agente fosse oferecer o transporte escolar para cerca de 10 mil alunos da zona urbana, ficaria inviável para os cofres do Município, uma vez que não temos condições de oferecer essa demanda”, complementou Tiago Carneiro.


Atualmente, o transporte escolar da Prefeitura de Patos atende a 100% das comunidades rurais de Patos, cumprindo as seguintes rotas: Sapateiro; Trincheiras; Boi do Brito/injeitado; Professores de Santa Gertrudes; Cupiras/Lages (Santa Gertrudes); Fechado/ Onça (Santa Gertrudes); Matadouro/creche Itatiunga; Patativa do Assaré (Santa Gertrudes); Universitários (Santa Gertrudes); EJA (Jatobá/Itatiunga); Projovem (Campo Comprido); Escola José Martins (Zona Rural Patos); Sítio Pia/Serra de São Pedro; Campo Comprido; Mucambo; Jatobá/Farinha/Serrote Liso e Escola Especial: Irmã Benigna.







SONORA COM O CHEFE DO SETOR DE TRANSPORTES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, TIAGO CARNEIRO

« Voltar