Patos-PB, Terça-Feira - 11 de Dezembro de 2018

Prefeitura de Patos intensifica combate ao Aedes aegypti durante semana de mobilização

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, realizou de 26 a 30 de novembro a Semana Nacional de Combate ao Aeds aegypti, com diversas atividades visando à eliminação de focos do mosquito das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Ao longo desta semana, preconizada pelo Ministério da Saúde, foram realizadas abordagens educativas em postos de saúde, sucatas, cemitérios, mercado, na feira da troca, feiras e supermercados; e panfletagem em escolas e semáforos da cidade.

“A Vigilância Municipal de Patos, juntamente com a Secretaria de Saúde e os agentes de endemias, escolheu vários locais que existe a possibilidade de criadouros e fizemos nossas ações. A gente também fez um trabalho educativo no mercado, na feira da troca levando informação à população de como se eliminar os criadouros, controlar e prevenir os criadouros no mosquito Aeds aegypt”, informou a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Elisângela Queiroz.

Dados da Vigilância Ambiental correspondente ao
5º cíclo, apontam que foram vistados 57.176 imóveis em Patos, atingindo 100% da totalidade. Destes, 48.878 imóveis foram trabalhados - cerca de 82%.

AÇÕES

Permanentemente, a Prefeitura de Patos realiza atividades de combate ao Aedes aegypti. Na área da saúde, as ações incluem capacitação de profissionais, palestras educativas, orientação dos servidores das unidades de saúde acerca de notificações, investigação além das ações rotineiras de visitas domiciliares, identificação de criadouros e tratamento de focos.

SONORA - ELISÂNGELA QUEIROZ - COORD. VIGILÂNCIA AMBIENTAL