Patos-PB, Segunda-Feira - 17 de Maio de 2021

Notícias

Imprimir   

Prefeitura de Patos discute viabilidade de reinserção dos usuários do CAPS AD ao mercado de trabalho

As Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Saúde de Patos estiveram reunidas nesta terça-feira, dia 27 de Abril, para discutir a viabilidade de um projeto que poderá oferecer meios de acesso ao mercado de trabalho aos usuários do CAPS AD.

Yanna Gomes, coordenadora do CAPS AD, informou que houve um chamamento do Ministério da Saúde a partir da portaria de nº 3.350/2020 editada no final do ano passado. 

A portaria determina incentivos e qualificações às ações ofertadas pelos CAPS com vistas à minimização dos impactos relacionados à Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da COVID-19, observando as orientações seguintes:

- fortalecer, ampliar, qualificar articulações e pactuações da rede de cuidado intersetorial, a fim de absorver e assistir as demandas decorrentes dos impactos da epidemia, propiciar a reaproximação do serviço com a comunidade, restabelecendo os vínculos de cuidado junto ao usuário, entre outras determinações.

"Começamos, enquanto equipe, a planejar as atividades para que pudéssemos atingir todos os eixos da portaria, em específico esse nosso é a da contratualidade no território, é aquele código que a gente chama de produção ambulatorial que a gente vai buscar o usuário no seu território, em seu cotidiano de vida oportunizando o recomeço desse usuário", afirmou Yanna.

A coordenadora ainda acrescentou que o CAPS está buscando parcerias entre as secretarias do município para pensar estratégias de reinserção, não só mercado de trabalho via profissão formal, mas também capacitação através de cursos de curta duração.

A Secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Brígida Emanuelli, afirmou que o primeiro contato da Coordenação do CAPS AD foi com a secretária de desenvolvimento econômico, Mila Nóbrega, para expor a portaria e que o segundo momento é este em que foi visto o trabalho da secretaria de meio ambiente como oportunidade de trabalho por meio das podas e arborização da cidade.

"Pra gente levar ao comércio, às indústrias, a oportunidade desse pessoal se abrir ao mercado de trabalho então a gente tem que começar primeiro, dando oportunidade pela própria Prefeitura", disse.

Estiveram reunidas: Brígida Emanuelli (Secretária Adjunta do Desenvolvimento Econômico), Manoella Rodrigues (Secretária de Meio Ambiente), Yanna Gomes (Coordenadora do CAPS AD) e Giovania Araújo (CAPS Infantil).

Brígida Emanuelli-



Yanna Gomes:




Coordecom
« Voltar