Patos-PB, Segunda-Feira - 6 de Abril de 2020

Prefeitura de Patos e Saúde suspendem consultas eletivas e tomam outras medidas de prevenção contra o coronavírus

A secretária municipal de saúde de Patos, Francisca Lavor, falou com a reportagem da TV Sol nessa quinta-feira (19) para explicar a necessidade de suspensão dos atendimentos no Centro de Especialidades Frei Damião.

Francisca pontuou que o serviço trabalha com consultas eletivas, chegando a atender aproximadamente 200 pessoas em cada turno.

Portanto, visando manter a segurança dos pacientes e equipes de trabalho diante da disseminação do coronavírus a nível de Brasil, houve a necessidade de suspender os atendimentos até que a situação seja estabilizada.

A coordenadora do Frei Damião, Italaney Nóbrega, também esteve presente na entrevista e acrescentou que o serviço possui 22 especialidades, além de uma gama de exames que são realizados diariamente. Ela detalhou que a maioria dos pacientes são pessoas idosas e crianças, ou seja, públicos mais vulneráveis ao coronavírus.

Desta forma, o município teve a iniciativa de adotar uma medida preventiva, tendo em vista a orientação do ministério da Saúde, onde as consultas que não se encaixam em urgência e emergência devem ser suspensas neste momento atual, porém devem ser remarcadas para que os pacientes não tenham prejuízo. Para agilizar a remarcação, os pacientes devem se dirigir à Central de Regulação e Marcação, no bairro Brasília.

No tocante aos laudos médicos, a coordenadora do Frei Damião detalhou que durante o período de suspensão, os pacientes devem procurar as unidades de saúde, tendo em vista que os médicos estão autorizados para emitir esses laudos.

Além das unidades básicas de saúde que estão com o atendimento reforçado neste período de risco do coronavirus, os pacientes com necessidades de urgência e emergência contam com apoio do SAMU, PA Maria Marques e UPA 24 horas.

A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Thays Rochelle Carvalho, também explanou sobre o servico, e explicou que a paralisação do se apresenta como algo positivo diante do momento atual, tendo em vista que o município e o estado estão se adiantando para evitar maiores problemas.

Thais esclareceu que os atendimentos coletivos e outros que podem ser remarcados foram suspensos temporariamente. Porém, o atendimento mensal em neurologia está mantido normalmente.

Ela ressaltou que agora o mais importante é a prevenção, e que a cidade de Patos não pode deixar de adotar as medidas semelhantes ao restante do país.

Francisca Lavor Furtado - Secretária de Saúde (suspensão - medida de prevenção)

Italaney Nóbrega - Coordenadora do Frei Damião (suspensão - medida de prevenção)

Thays Rochelle Carvalho - Coordenadora do CER  (suspensão - medida de prevenção)