Patos-PB, Sábado - 14 de Dezembro de 2019

Prefeitura de Patos promove reunião com associações rurais e agricultores familiares

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Banco de Alimentos, realizou na sexta-feira, 29 de novembro, uma reunião com os presidentes das associações rurais e os agricultores familiares que fornecem alimentos ao Programa de Aquisição de Alimentos.

De acordo com a nutricionista do Banco de Alimentos, Milena Chaves, o encontro teve como objetivo informar aos agricultores sobre a finalização do programa deste ano e tirar algumas dúvidas com relação aos pagamentos a serem efetuados.

“Uma reunião importante, pois estamos concluindo à edição de 2019 do PAA, onde tivemos 47 agricultores familiares da região de Patos, cadastrados. Foi um momento em que podemos esclarecer algumas dúvidas relacionadas aos pagamentos, como também sobre a renovação do Programa de Aquisição de Alimentos para o ano de 2020”, comentou a nutricionista.

O prefeito interino, Ivanes Lacerda, também esteve presente e fez uma avaliação positiva da reunião e enfatizou que o objetivo da gestão é fazer com que o Banco de Alimentos seja um equipamento democrático.

“Foi um momento importante, pois tivemos a oportunidade de deliberar para resolver alguns problemas, ouvir os questionamentos e traçar novas metas para o próximo ano do PAA para que tenhamos uma distribuição de alimentos de qualidade para as pessoas que necessitam. Esta reunião é a primeira de muitas que realizaremos com os fornecedores, logo após também nos reuniremos com as associações para fazer o planejamento quanto a distribuição de alimentos”, comentou Ivanes Lacerda.

Já o presidente da Associação Rural do sítio Mocambo de Baixo, Lúcio Frazão, falou da parceria firmada entre gestão, associações e produtores rurais para a realização do PAA deste ano como para o ano de 2020.

“A reunião serviu para que os agricultores trouxessem algumas dúvidas relacionadas a edição do Programa de Aquisição de Alimentos deste ano, mas também já conversamos sobre melhorias para que o PAA funcione bem em 2020. É importante para o agricultor ter esta segurança, de que o Banco de Alimentos esteja funcionando bem, pois poderá aumentar a sua produção e garantir o seu sustento e de toda sua família”, destacou lúcio Frazão.

O Programa de Aquisição de Alimentos é um projeto do Governo federal, cujo o objetivo é garantir o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e ainda, promover a inclusão social por meio da agricultura familiar.

Milena Chaves - Nutricionista do banco de Alimentos de Patos

Ivanes Lacerda - reunião com agricultores e associações rurais