Patos-PB, Quarta-Feira - 20 de Novembro de 2019

Prefeitura de Patos recebe apoio logístico e inicia força tarefa no combate ao incêndio no lixão

O secretário de Meio Ambiente de Patos, Silvio Moreira, informou na manhã desta quarta-feira, dia 02 de outubro, que já entrou em vigor a força tarefa para combater o incêndio no lixão de Patos.

Neste momento o combate ao incêndio está sendo realizado com o acréscimo de cinco caçambas e um trator de esteira, sendo que esses equipamentos foram cedidos pelo DER e prefeituras de São José do Bonfim e São Mamede, e também alugados pela Prefeitura de Patos.

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER) está colaborando com a frota de caçambas e trator enchedeira.

O apoio das referidas máquinas visa agilizar o aterramento e abafamento do fogo e da fumaça. Vale frisar que o Corpo de Bombeiros de Patos vem trabalhando no incêndio desde o último domingo (29), mas devido a grande proporção do fogo foi necessário buscar apoio logístico para contribuir com o trabalho.

Coleta consciente

Para minimizar as chances de novos focos de incêndio no lixão, o secretário Silvio Moreira orientou que a população patoense colabore com a separação do lixo seco e do lixo úmido.

No tocante ao lixo seco, a recomendação é que as pessoas aguardem pelo menos dois dias antes de colocá-lo para coleta.

Ele explicou que dessa forma é possível evitar o envio de materiais plásticos para o lixão de Patos, favorecendo também o processo de reciclagem.

Decreto de calamidade

O prefeito interino, Ivanes Lacerda, decretou nesta quarta-feira (02) Estado de Calamidade Pública por causa do incêndio no lixão.

O decreto será publicado no Diário Oficial do município e garante à Prefeitura o poder de, por exemplo, executar medidas excepcionais sem autorização do Legislativo.

Isso inclui a realocação de verbas e cortes de serviços para priorização em outras áreas, a exemplo da força tarefa iniciada.

O secretário de Meio Ambiente também pontuou que esse decreto facilita inclusive o apoio de outros municípios.

Coordecom - Por Hélio Barbosa

Silvio Moreira - Secretário Meio Ambiente