Patos-PB, Sexta-Feira - 19 de Janeiro de 2018

Prefeitura adquire novos pluviômetros para monitorar chuvas e prevenir catástrofes

A Secretaria de Agricultura, através de uma ação da defesa civil, instalou na última quarta-feira (10), em pontos estratégicos da cidade, quatro novos pluviômetros, que somados aos dois já existentes, faz aumentar para seis, o número de locais de monitoramento de chuvas e prevenção de catástrofes. A matéria recebeu a atenção do site patosonline.com.

Os locais onde os novos pluviômetros foram instalados, são: CAGEPA, bairro Salgadinho; sede da SAMU no bairro São Sebastião; Pronto Atendimento Maria Marques, localizado no Jatobá e também no prédio da Prefeitura de Patos, que fica centro da cidade. Os dois que já estavam em funcionamento, localizam-se na UPA, no bairro Maternidade e no Centro Administrativo Aderbal Martins, no Belo Horizonte.

O chefe do setor de minimização da Defesa Civil de Patos, Suélio Brilhante, disse por telefone ao repórter Higo de Figueiredo da rádio Espinharas FM, que as gestões anteriores nunca haviam se preocupado em adquirir aparelhos de tecnologia semelhante, o que dificultava a captação de dados oficiais no período chuvoso, tonando impossível a antecipação aos desastres ambientais.

“A partir das primeiras chuvas, teremos índices oficias; criaremos um sistema de alerta para quando esses locais estiverem próximo de alagar, fazendo com que os moradores sejam avisados; desta forma, eles vão poder se prevenir, evitando assim desastres maiores”, adiantou.

Os novos pluviômetros, foram adquiridos junto ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), durante a participação de representantes da Defesa Civil de Patos-PB, em um evento realizado na cidade São José dos Campos-SP, sem nenhum custo para os cofres da prefeitura.