Patos-PB, Sábado - 21 de Setembro de 2019

Notícias

Imprimir   

Prefeito recebe produtores rurais da Feira da Agricultura Familiar e atende reivindicações

Os produtores rurais da Feira da Agricultura Familiar do território do médio sertão foram recebidos, na manhã da última quinta-feira, dia 01 de agosto, pelo prefeito interino de Patos, Sales Júnior, pelo Secretário de Agricultura, Júnior Guedes, pelo Procurador do Município, Jonas Guedes e pelo deputado estadual Nabor Wanderley.

Na oportunidade, os agricultores reivindicaram ao prefeito a concessão do uso do prédio da Praça Padre Assis, bairro Liberdade, onde funciona há 11 anos a feira da agricultura familiar, além do apoio do governo do estado para a melhoria da instalação para que a feira atraia mais produtores rurais. 

O prefeito Sales Júnior, atendendo a reivindicação exposta, já enviou para a Câmara Municipal, o Projeto de Lei concedendo o uso do prédio que fica localizado na Praça onde os produtores já trabalham. Outra pauta dos agricultores foi para que o município intermediasse, junto ao Governo do Estado, parcerias para a melhoria da feira, a exemplo do Empreender.

“Estivemos no nosso gabinete recebendo os agricultores do nosso município que trabalham com a agricultura familiar. Eles trouxeram algumas reivindicações, dentre elas a possível concessão de uma área a qual eles já trabalham há 11 anos e precisam dessa estabilidade para poder justamente pleitear investimentos reformas, ampliação e aquisição de recursos para poder contribuir mais ainda com a produção de seus alimentos que trazem para o nosso município, sobretudo, para mesa do consumidor. Não tenho dúvida que é uma pauta importante. Isso tem sido a forma que nós estamos todos os dias dialogando e sendo esse canal de ferramenta diretamente com o povo ouvindo as reivindicações, as cobranças, as solicitações e, assim, atender dentro do possível”, frisou o prefeito.

O presidente da Associação da Agricultura Familiar, Marcelino dos Santos, ainda apontou que além da concessão do uso do prédio, os produtores rurais querem a religação da água e o apoio do governo do Estado, pois, a pretensão é de melhorias para ampliação da feira.

“A gente quer ir buscar os agricultores que querem nos apoiar. Tudo isso que a gente reivindicou dele é pra melhorar a vida dos agricultores e trazer mais agricultores, para ter uma feira permanente”, afirmou.

O presidente da Associação do Sítio Mocambo de Baixo, Lúcio Frazão, destacou que há muito tempo os agricultores tentavam a concessão do uso do prédio e agora eles foram recebidos pelo prefeito Sales Júnior. Ele comemorou a realização a reunião, uma vez que a Associação busca parcerias com outras instituições.

Jeane Venâncio, vice-presidente da Associação do Sítio Trincheiras, reconheceu o empenho da Prefeitura para com os produtores. 

“Com esse engajamento da Prefeitura junto aos agricultores, vai melhorar mais a nossa qualidade de vida e a geração de emprego e renda que é gerado naquela feira”, destacou.

O deputado estadual, Nabor Wanderley, comprometeu-se em buscar, junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, as melhorias necessárias.

“Já estamos em contato com o Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Humano para fazer o projeto e tentar conseguir a adequação da área onde eles possam trabalhar melhor, uma estrutura para lavar o produto, colocar as barracas definitivas, com espaço realmente adequado, com sombra para que eles tenham condição de trabalhar. Essa feira da Agricultura Familiar é importante porque ela gera emprego, gera renda para o homem do campo, mas também é uma oportunidade de comprar produtos orgânicos”, garantiu.

Sales Junior:



Marcelino dos Santos:

Lucio Frazão:

Jeane venancio:

Nabor Wanderley:


Coordecom
« Voltar