Patos-PB, Segunda-Feira - 24 de Fevereiro de 2020

Prefeito recebe Comitê Gestor Territorial e debate apoio a bovinocultura leiteira

O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, recebeu, na tarde desta terça-feira, dia 04 de fevereiro, em seu gabinete, a visita dos membros do Comitê Gestor Territorial do PRODETER que abrange o território médio sertão, incluindo Patos. O PRODETER tem por finalidade trabalhar o desenvolvimento da bovinocultura leiteira em Patos e região.

Estiveram presentes, Ana Célia Rodrigues Athayde – Reitora da PRAC, Thiago Medeiros, agente de desenvolvimento o Banco do Nordeste, Francisco Acácio, Coordenador Regional da EMPAER e Jailson Lopes Penha, Gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido.
O objetivo da reunião foi discutir a certificação e apoio para pequenos produtores rurais.

“Estamos trabalhando a cadeia produtiva do leite bovino. Logicamente já vem havendo vários trabalhos em relação a registro desses produtores de leite, no tocante ao número de produtores e de animais e a produção, hoje, de leite nessa região”, disse Ana Célia Rodrigues.

Após essa etapa de registro, o Comitê detectou a necessidade de escoamento dos produtos, sair da informalidade e direcionar para o mercado.

Ana Célia explicou que Patos oferece uma estrutura de inspeção mais avançada para o tipo de produto de origem animal, mais específico, o leite.

“Então, nós viemos conversar com o prefeito Ivanes e colocar todo esse projeto que está sendo feito e pedir que o município de Patos, que já faz parte desse Conselho através de seu Secretário de Agricultura, que juntos, a gente possa avançar, não só na capacitação, qualificação de produtor , mas também na certificação desses produtos e subprodutos da cadeia produtiva do leite”, disse.

A Reitora da PRAC comemorou o resultado da reunião uma vez que o prefeito Ivanes Lacerda manifestou interesse do apoio à certificação. Portanto, a expectativa é De que os produtos recebam a certificação e o selo ART que, segundo Ana Célia, agregará valor aos subprodutos de origem animal.

O PRODETER objetiva fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, Incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas, Potencializar a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento, Promover financiamento integrado e orientado das atividades produtivas e Melhorar as condições de vida da população regional.

Quase todas as propriedades dos municípios pertencentes ao território médio sertão já foram identificadas, uma vez que o Programa avalia os animais. “Tipo de raça, tipo de exploração. Então, vai ter todo um acompanhamento, todo um assessoramento desses produtores e também trabalhando as associações, cooperativas para que, juntos, a gente possa fazer uma produção e proativa efetiva”, disse.

Ana Célia: