Patos-PB, Sábado - 14 de Dezembro de 2019

Patos sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

A cidade de Patos sediou nesta quarta-feira, 06 de novembro, a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional: direito de todas e de todos”, organizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), em parceria com a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Comsea Patos e com o Projeto de Consolidação do Sisan, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

O evento realizado no Centro de Treinamento de Lideranças – CTL, reuniu diversos representantes de segmentos quilombolas, agricultores e agricultoras familiares, representantes do poder público, além de representantes de organizações não governamentais e movimentos sociais de 90 municípios do Sertão, Auto Sertão, Vale do Piancó, Vale do Sabugi e Serra do Teixeira.

A coordenadora do Projeto de Consolidação do Sisan na Paraíba, Angela Carolina de Medeiros, destacou a importância desta discussão para o fortalecimento das políticas públicas sobre segurança alimentar.

“Uma vez que todos se juntam em busca desse fortalecimento, conseguimos ter ações pontuais para que possamos fortalecer as bases. Hoje temos mais de 400 agrotóxicos aprovados, só esse ano, estamos nadando contra a corrente, mas acreditamos que mesmo o Sisan sendo um sistema novo, todos estarão unidos para proporcionar uma segurança alimentar para a população”, ressaltou Ana Carolina de Medeiros.

Após a abertura, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno. Ainda pela manhã, foram formados grupos de trabalho para discussão dos eixos da conferência e à tarde as propostas foram apresentadas.

“Essa conferência é de suma importância para que possamos reivindicar os nossos direitos a uma alimentação de qualidade e livre de veneno. Mostrar a luta pela, soberania alimentar, pela agricultura familiar e outras questões que estão interligadas. Então, esse momento é uma forma da sociedade civil e os governos estadual e municipal de escutarem as necessidades popular”, pontuou a coordenadora do Banco de Alimentos e do PAA, Marta Suely.

A presidente do Comsea Patos, Valdefran Diniz, ressaltou a participação massiva da sociedade civil, como também falou que a conferência é de caráter popular e de resistência, e teve como objetivo propor ideias para a melhoria das políticas de segurança alimentar.

Ao final foram eleitos delegados e delegadas que representarão os municípios participantes na Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional nos dias 21 e 22 de novembro, na cidade de João Pessoa.

ANA CAROLINA DE MEDEIROS - COORDENADORA DO PROJETO DE CONSOLIDAÇÃO DO SISAN NA PARAÍBA (CRSAN)

MARTA SUELY - COORDENADORA DO BANCODE ALIMENTOS E PAA (CONFERÊNCIA REGIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR)

VALDEFRAN MAIA DINIZ - PRESIDENTE DO COMSEA PATOS