Patos-PB, Sexta-Feira - 20 de Setembro de 2019

Notícias

Imprimir   

Patos intensifica campanha de vacinação contra a gripe 2019. Quem pode tomar?

Começou nessa quarta-feira, 10 de abril de 2019, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.

Nessa primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 21 de abril, todo o público-alvo da campanha vai ter direito à vacina. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos:

•      Trabalhadores da saúde

•      Povos indígenas

•      Idosos

•      Professores de escolas públicas e privadas

•      Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa

•      Jovens sob medidas socioeducativas

•      Funcionários do sistema prisional

•      Pessoas privadas de liberdade

A vacinadora da unidade de Pronto Atendimento Maria Marques, localizado no bairro Jatobá, zona sul de Patos, Dilma Moreira Campos, aproveitou o ensejo e lembrou que a população procure os postos de saúde em toda a cidade, para ter acesso à vacina contra a Influenza H1N1 (gripe).

Dilma ressaltou que principalmente as crianças devem receber a referida vacina, sobretudo neste período chuvoso, uma vez que costumam aumentar os índices de doenças como a gripe, entre outras.

Sobre os benefícios que a vacina contra a influenza H1N1 promove, Dilma comentou que principalmente aquelas pessoas com doenças crônicas devem ter mais atenção para buscar a vacina, já que estão mais propícias a adquirir algumas doenças. Recebendo a vacina, esses pacientes conseguem a imunização mais que necessária para promover mais qualidade de vida, reforçou a vacinadora.

O Dia D da vacinação contra a gripe acontecerá no dia 04 de maio. Em Patos, algumas unidades de saúde estarão funcionando neste dia. Os locais exatos serão previamente divulgadas para que a população possa se programar.

A meta nacional é vacinar cerca de 90% do público alvo. Nos municípios essa meta também está vigorando de acordo com cada população.

Atualização do cartão de vacina

Além do calendário de imunização contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos também está atualizando o cartão de vacina das crianças. Ainda de acordo com a vacinadora, Dilma Moreira, todas as crianças que estão tendo acesso à vacina contra a influenza H1N1, também estão sendo avaliadas no tocante à atualização das demais vacinas.

Áudio: Dilma Moreira (entrevista)

« Voltar