Patos-PB, Segunda-Feira - 18 de Novembro de 2019

Patos inicia campanha seletiva de vacinação contra sarampo a partir do dia 7

A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Imunização realizará entre 7 e 25 de outubro, a Campanha Seletiva da primeira etapa de Vacinação contra o Sarampo.

A ação visa imunizar crianças entre 6 meses e menores de cinco anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No dia 19 de outubro será realizado o ‘Dia D’, das 8h às 17h, exclusivamente em 5 unidades básicas de saúde, sendo uma em cada DGA. Neste dia também será realizada a abertura oficial da Campanha Seletiva na Unidade Básica de Saúde Maria Marques, no bairro Jatobá.

De acordo com o coordenador do Setor de Imunização, Lindenberg Lucena, a iniciativa tem por objetivo vacinar somente aqueles que não possuem as doses determinadas pelo Ministério da Saúde. Portanto, é fundamental que levem as carteiras de vacinação para que a equipe verifique a necessidade da imunização. A medida também garante o registro para aqueles que necessitarem da dosagem, conforme explicou.

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças entre 6 meses e menores de um ano devem receber uma dose antecipada à rotina vacinal contra o sarampo. Aqueles com menos de 5 anos devem contar com duas doses contra a doença.

A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, a convocação  está direcionada para as mães, pais, familiares e responsáveis pelas crianças dentro da faixa etária recomendada.

A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

Lindenberg Lucena - Coordenador de Imunização
(Campanha Seletiva Vacinação Sarampo)