Patos-PB, Sábado - 14 de Dezembro de 2019

Professores da Rede Municipal de Ensino participam de Seminário de Construção da Proposta Curricular do Município

Teve início nesta segunda-feira (04) e se estende até a próxima quarta-feira (06), no município de Patos, o Seminário de Construção da Proposta Curricular do Município. Durante os três dias os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, estarão reunidos com seu segmento construindo os novos currículos a serem implementados nas escolas a partir de 2020.

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, municípios e estados brasileiros devem construir os novos currículos de educação infantil e ensino fundamental alinhados à BNCC. A BNCC é um documento que tem como objetivo organizar e determinar o conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais para os estudantes de todas as escolas públicas e privadas do país em cada etapa da Educação Básica, garantindo o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno para todos os estudantes de todas as regiões do país.

A construção da proposta curricular do município leva em consideração as diretrizes da BNCC, contudo, se adequando à realidade local. Em Patos, o Seminário obedece a seguinte programação: os professores da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) se reuniram neste dia 04, na EMEF Zefinha Mota; na terça-feira (05), no CIEP I, será a vez dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, darem a sua contribuição; e por último, na quarta-feira (06), na EMEF Monsenhor Vieira, será a vez dos professores dos anos finais.

A Base Nacional traz 60% desse currículo, e estados e municípios constroem os outros 40% para concluir a totalidade desse currículo de cada estado e município. De acordo com a assessora pedagógica da Foco Consultoria, empresa responsável pela condução do Seminário, Socorro Trindade, a Secretaria de Educação de Patos já vem trabalhando nessa construção, e esses dias serão de continuidade dessa construção.

“Esses três dias vão servir para que a gente possa concluir a construção da proposta curricular do município de Patos, com base na proposta do Estado e com base no documento nacional da BNCC. O município de Patos, e todos os municípios do país, precisam estar até dezembro com a sua proposta curricular aprovada no Conselho Municipal de Educação para que em 2020 os professores da rede possam trabalhar com esse documento,” comentou Socorro Trindade.

O professor Iranildo Medeiros destacou a importância da construção do currículo aconteceu de forma colaborativa e democrática, e do papel do professor nesse momento.

“É importante porque somos nós professores que trabalhamos com esse aluno em sala de aula e somos nós que estamos construindo esse currículo que amanhã será o acontecer na sala de aula. Então, é de suma importância que sejamos nós mesmos nessa elaboração, uma vez que, tomamos por diretriz a proposta nacional, mas adequando à nossa realidade local,” disse o professor.

SOCORRO TRINDADE - ASSESSORA PEDAGÓGICA DA FOCO

IRANILDO MEDEIROS - PROFESSOR