Patos-PB, Segunda-Feira - 24 de Fevereiro de 2020

Patos é contemplada com programas federais que vão gerar economia e melhorar a assistência à saúde

O secretário municipal de Saúde de Patos, Umberto Joubert, informou recentemente que o município foi contemplado com os programas federais: GERENTES DE UNIDADE DE SAÚDE, SAÚDE NA HORA E SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL.

Joubert frisou que o custeio das equipes que atuarão nesses programas será de competência do Governo Federal.

No caso dos Gerentes De Unidades De Saúde, ele ressaltou que até o momento a cidade de Patos conseguiu credenciar e aprovar 5 vagas. Mas garantiu que o município deu entrada em mais pedidos, que deverão ser aprovados gradualmente pelo Ministério da Saúde.

“A gente vai ter um economia muito grande com relação a esses cinco cargos, que serão cadastrados para que as pessoas fiquem disponíveis para gerenciar as unidades básicas de saúde. O município pediu para as 41 UBS, porém, o ministério aprovou apenas cinco. Posteriormente serão aprovados os pedidos de novas vagas”, disse.

Além disso, o dinheiro economizado com essas vagas vai ser usado na compra de insumos, medicamentos, entre outras formas de aplicações viáveis para melhorar a saúde municipal, conforme enfatizou o secretário Joubert.

O secretário ainda comentou que apesar das dificuldades enfrentadas, ele acredita no compromisso de sua equipe para credenciar o município em novos editais, e assim angariar mais recursos federais para melhorar e ampliar a saúde municipal.

GERENTES DE UNIDADE DE SAÚDE

A função deverá ser exercida por profissional qualificado, com nível superior, não integrante das equipes vinculadas às USF e cumprindo carga horária de 40 horas semanais.

SAÚDE NA HORA

O novo Programa do Governo Federal, que financia o horário estendido das Unidades de Saúde da Família (USF), tem como um dos requisitos o gerente de Atenção Primária. Por isso, os municípios que aderiram ao Saúde na Hora estão tendo prioridade no credenciamento.

Em Patos, as UBS Ministro Ernani Sátiro e Horácio Nóbrega foram contempladas com 5 vagas deste programa, para realizar atendimentos pela manhã, tarde e noite. As equipes estão sendo cadastradas para dar início aos trabalhos.

Outras unidades também serão contempladas em breve com outras equipes, segundo informou o secretário Umberto Joubert.

SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL

Outra pauta positiva para a saúde municipal da cidade de Patos se refere ao sistema prisional. Ou seja, a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplada com duas equipes para realizar atendimentos no âmbito do sistema prisional local.

Portanto, o município vai cadastrar profissionais como psicólogos, psiquiatras, dentistas, médicos, entre outros.

Umberto Joubert - 3 Pautas Positivas para Saúde de Patos