Patos-PB, Quinta-Feira - 2 de Abril de 2020

PA Maria Marques reinicia oferta de serviços e atendimentos em sua totalidade

O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, e o secretário de saúde, Umberto Joubert, ao lado dos profissionais e coordenação, declararam oficialmente, a reabertura do Complexo de Saúde Maria Marques, na noite do último sábado, dia 15 de fevereiro, que agora passa a ofertar os serviços e atendimentos na totalidade.

O PA Maria Marques, localizado no bairro Jatobá, atende das 19h às 07h da manhã, inclusive nos finais de semana. As consultas eletivas ocorrerão até às 00h.

A desinterdição ocorreu na última sexta (14), após o PA passar por readequações solicitadas pelos órgãos de controle como o CRM, CRO, AGEVISA, no mês de setembro passado.

Ivanes Lacerda considerou a entrega do PA Maria Marques como um ato vitorioso devido à interrupção de alguns atendimentos naquele local.

"É uma sensação de alívio porque reconhecemos a necessidade, o sofrimento que a população passou por esse período. Nesse equipamento foi interrompido a sua Central de Material de Esterilização, mas, permaneceu aberto com atendimento médico, de enfermagem todas as noites, mas, os procedimentos que necessitavam de esterilização estavam suspensos por inadequação da estrutura física", disse.

Durante a visita que marcou o retorno de todos os serviços naquele Complexo de Saúde, Ivanes ainda pediu desculpas à população pela demora na entrega.

O secretário de saúde, Umberto Joubert, elencou as alterações realizadas para prestação de serviço de excelência, como sempre foi considerado o PA.

"Nós estamos com todas as readequações em dia com a AGEVISA, com o CRM, com os Bombeiros. Esse equipamento foi reformulado, a CRE foi construída, a parte de esterilização foi feita uma sala especial; a parte de atendimento para quando o paciente precisar ficar em observação foi dividido, homens e mulheres, que antes eram todos juntos. Foi feita a readequação na sala dos médicos onde foi solicitada a colocação de uma pia. Isso a gente tem que cumprir para funcionar e dá melhores condições de trabalho aos profissionais", elencou Umberto Joubert sobre as melhorias.

O secretário ainda destacou que a equipe está pronta para atender com humanização, pois, é uma preocupação da gestão.

Já a Coordenadora do PA, Carla Akiko, disse que está feliz pela reabertura do PA e que solicitou à equipe o atendimento eletivo até às 00h devido aos pacientes que precisam de um atendimento em um horário mais avançado e não têm a oportunidade. Porém, agora, terão esse horário para o atendimento. Além disso, o setor de odontologia também atende das 19h às 07h da manhã.

"A população ganha muito com isso. A população estava carente de um atendimento, o PA Maria Marques sempre foi referência aqui na cidade de Patos e graças a Deus já reabriu. Estou aqui, recebi um cargo da direção e serei a mesma pessoa que continua naquela porta ajeitando o pessoal para entrar na sala do médico, ajudando na recepção, na sala de enfermagem e estou aqui para ajudar, para somar", declarou Carla.

O PA Maria Marques tem seus serviços restabelecidos com equipe completa, farmácia abastecida e adequações realizadas.

Prefeito Ivanes:

Secretário Umberto Joubert: