Patos-PB, Segunda-Feira - 18 de Novembro de 2019

Notícias

Imprimir   

Outubro Rosa: Prefeitura de Patos e Banco de Leite disponibilizam 240 mamografias para público alvo da campanha

A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho está ofertando 240 exames preventivos de mamografia para agendamento imediato, ou seja, sem fila de espera.
 

A iniciativa visa intensificar a atenção à saúde da mulher neste mês da campanha nacional Outubro Rosa.
 

São 60 mamografias semanais, realizadas nas quintas e sextas, pela equipe do Banco de Leite de Patos.
 

Anne Macedo, apoiadora institucional da Secretaria Municipal de Saúde informou que a marcação é feita a partir das consultas nas unidades básicas de saúde, em seguida com a Central de Marcação que fará o encaminhamento imediato, e consequentemente informará a data para realização do exame.
 

Até o momento foram marcadas 120 mamografias já pela campanha Outubro Rosa. Os primeiros exames terão início nesta quinta e sexta, dias 10 e 11 de outubro.
 

Além disso, o município também está dando celeridade aos exames citológicos pelo Laboratório Municipal, com resultado em tempo hábil.
 

A recomendação é que as mulheres participem dos eventos de conscientização nas unidades de saúde para ter acesso aos exames preventivos, caso necessário.
 

Sobre a campanha
 

A campanha Outubro Rosa teve início semana passada com uma missa solene e com ações dentro das atividades do projeto Saúde na Praça, no bairro Belo Horizonte.
 

O foco das ações é a detecção precoce e a prevenção dos casos de câncer de mama. A campanha terá continuidade ao longo de todo o mês com atividades educativas nas unidades básicas de saúde e outros locais que desenvolveram parceria.
 

Pedal Rosa
 

No dia 26 de outubro acontecerá o evento Pedal Rosa (passeio ciclístico) em alusão à campanha Outubro Rosa, com concentração no Terreiro do Forró, às 16h00.
 

O convite é aberto a toda população, que deve preferencialmente utilizar camisetas na cor rosa como forma de fortalecer a campanha.
 

Coordecom


Anne Macedo -  Apoiadora institucional da Saúde Municipal
(Outubro Rosa - Mamografias)

« Voltar