Patos-PB, Sábado - 19 de Janeiro de 2019

Notícias

Imprimir   

Novembro Azul: UBS’s Pedro Firmino e Horácio Nóbrega têm atendimentos nesta terça (13)

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio da Gerência de Atenção Básica e coordenação da Saúde do Homem, está dando continuidade ao cronograma de ações alusivas à Campanha Novembro Azul, nas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira (13) os atendimentos acontecem nas UBS Pedro Firmino, no José Mariz, e UBS Horácio Nóbrega, no São Sebastião.

Dentre os serviços ofertados, destacam-se: as consultas com médico especialista e equipe de enfermagem, no horário da noite, para atender melhor a demanda da população masculina, que em sua maioria dispõe apenas desse horário; além de ações educativas com orientações e esclarecimento de dúvidas, como conta a coordenadora do Programa Saúde do Homem no município, Danielly Figueiredo.

“Desde o início de novembro a gente está com esse cronograma de atividades para ressaltar a importância da saúde do homem, onde a gente sabe que o homem que ele tende a ser um pouco mais esquecido da saúde, existe uma máxima de que o homem não adoece, que o homem não morre, e a gente sabe que não é assim. Segundo o INCA, 68 mil novos casos de câncer de próstata estão confirmados, então a gente está nessa batalha, está nessa luta tentando promover saúde, desenvolvendo atividades que vão levar esses homens a serem orientados sobre sinais e sintomas dessa doença,” revelou a coordenadora.

A UBS Horácio Nóbrega preparou uma programação específica com atendimentos direcionados à população masculina, e desde a segunda-feira (12) que está aberta nos três turnos, manhã, tarde e noite. Nesta terça, acontecem durante todo o dia os atendimentos normais com a médica da unidade, e na quarta-feira (14), das 7h às 14h, será realizado o exame de toque com médico especialista.

Seguindo com a programação, amanhã, quarta-feira (14), acontece um pit stop de conscientização em frente ao 3º Batalhão de Polícia Militar, onde além da ação educativa também serão levadas ações preventivas de saúde.

“Nosso cronograma continua amanhã, a gente vai ter um evento Pit Stop lá em frente ao Batalhão, onde a gente vai repassar esses conhecimentos, vai passar informações, e vai ver a necessidade de cada homem lá. Durante todo mês a gente vai realizar essas atividades, pois a nossa proposta é tentar fazer com que os homens se cuidem mais e que consigam vencer essa barreira que existe do preconceito dos exames,” finalizou Danielly.




Coordenadora do Programa Saúde do Homem no município -Danielly Figueiredo
« Voltar