Patos-PB, Domingo - 5 de Abril de 2020

Notícias

Imprimir   

Nova etapa de vacinação contra o sarampo tem início na cidade de Patos

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2020, voltada para crianças e jovens dos cinco aos 19 anos, tem início nesta segunda-feira (10), em todo o país.
 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama atenção para o calendário da campanha, que vai até o dia 13 março, com o Dia D no sábado (15), no qual cerca de mil salas de vacinas estarão abertas para receber o público.
 

Em Patos, sertão da Paraíba, as unidades básicas de saúde estão todas abastecidas para imunizar o público alvo, das 07h às 11h, e das 13h às 17h. No próximo sábado, dia 15 de fevereiro, acontecerá o Dia D de Vacinação contra o sarampo. Neste caso, todas as unidades de saúde estarão abertas das 08h às 17h.
 

A coordenadora da imunização do município, Lucileide Guedes Martins, lembrou que Patos sempre intensifica as campanhas, e que até o momento não possui caso confirmado da doença. Mas ressaltou que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção, e que as pessoas devem ficar atentas a isso.
 

O objetivo desta etapa é atingir o público que não foi contemplado nas anteriores, mas que está na faixa etária de receber a vacina. Trata-se de uma campanha de atualização da situação vacinal, onde será avaliado se a criança ou o jovem precisa tomar a dose, ou se a caderneta de vacina está em dia, lembrando que o esquema para esta população é de duas doses da vacina.
 

O sarampo é uma doença viral aguda parecida com uma infecção do trato respiratório. É uma doença grave que pode ser fatal, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridas e imunodeprimidos.
 

A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.
 

Os sintomas variam desde tosse, febre, inchaço na garganta e espirros, até erupções na pele do paciente.
 

Em agosto será realizada uma campanha para adultos de 30 a 59 anos, para finalizar todas as faixas etárias do esquema vacinal.
 

Coordecom


Lucileide Guedes Martins – Coordenadora da Imunização
(Vacina Sarampo - Primeira de 2020)

« Voltar