Patos-PB, Terça-Feira - 11 de Dezembro de 2018

Nestes dias 05 e 06, Patos sedia IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Será realizada durante os dias 05 e 06 de dezembro, em Patos (PB), a IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A Conferência tem o intuito de discutir a implantação de novas políticas públicas que priorizem a criança e o adolescente de Patos e região. Diversos municípios estão com presença confirmada, dentre eles São Bentinho, Passagem, São José de Espinharas, Quixaba, Cajazeirinhas, Aguiar, São José do Sabugi, Catingueira, Várzea, Mato Grosso, São Mamede, Tenório e Imaculada.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social de Patos, Edjane Araújo, será um importante momento para que seja feito um grande debate na busca pela construção de políticas públicas para atender e garantir os direitos das crianças e adolescentes.

“A gente sabe que todos os municípios do Brasil têm até o dia 15 de dezembro para efetuar suas conferências vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Patos como uma cidade de porte grande, e que busca diariamente efetuar uma gestão plena e eficaz de garantia de direitos e proteção integral da criança e adolescente, estamos fazendo a conferência regional, a primeira de Patos regionalizada,” avisou Edjane Araújo.

A secretária aproveitou o momento para convocar a sociedade civil organizada para se fazer presente no debate, dando sua contribuição. “Gostaria de convocar toda comunidade para que através desta união de forças e ideias nós possamos construir de forma plena políticas públicas para a proteção de nossas crianças e adolescentes,” convidou Edjane.

Além dos municípios parceiros, participarão da conferência os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Conselhos Tutelares, representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público (MP), movimento sociais, serviços como CRAS, CREAS, CENTRO POP, ONG’s, Secretarias de Saúde, Educação, Esportes, conselheiros dos municípios parceiros e representantes das associações comunitárias.

A Conferência acontece no Centro de Treinamento Diocesano, no bairro Santo Antônio, com abertura prevista para as 17h da quarta-feira (05). Na quinta-feira (06), é dado seguimento às atividades irão a partir das 8h se estendendo até às 17h.

EDJANE ARAÚJO - CONFERÊNCIA REGIONAL