Patos-PB, Segunda-Feira - 15 de Outubro de 2018

Laboratório Central de Patos registra aumento na demanda em mais de 100% em um ano

O Laboratório Central de Patos, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, registrou em apenas um ano, mais que o dobro de atendimentos dos exames laboratoriais e diagnósticos de doenças.

Segundo a gerente de Farmácia e laboratório, do município de Patos, Germana Leitão, este aumento se deve a organização planejada pela equipe de laboratório, aliado a substituição e aquisição de novos equipamentos de última geração, dando maior precisão ao diagnóstico, além da exatidão e rapidez, que faz com que os usuários do SUS tenham maior confiança nos serviços oferecidos.

“Isso passa uma confiança para a população que agora está procurando o serviço, porque sabe que realmente terá seus resultados, o mais rápido possível, além da entrega rápida, a garantia da qualidade desses exames, porque os profissionais do laboratório municipal passaram por treinamento, as máquinas são modernas, então o resultado realmente é fiel com a clínica do paciente.” Ressaltou a Gerente de Farmácia e Laboratório.

Atualmente o laboratório atende a 23 municípios, oferecendo à população mais de 30 tipos de exames. Em janeiro de 2017, foram registrados, 1.700 atendimentos com 9.500 exames. Já em janeiro deste ano, 4.000 pessoas foram atendidas com 23.000 exames realizados.

Germana Leitão diz que durante o ano de 2017, além dos novos equipamentos, também foram conquistados novos serviços de diagnósticos como os de tuberculose e o teste de zika vírus.

“A maioria dos exames realizados no laboratório central tem resultados em até 24 horas e são disponibilizados através da internet, o paciente pode acessar seu e-mail e através de um código disponibilizado no momento do exame que fica registrado no seu prontuário, evitando gastos com transportes e tempo de espera”, concluiu a gerente.

O laboratório municipal, funciona na Rua Juvenal Ledo, no Bairro de Belo Horizonte das 07:00h às 11:00H e das 13:00h às 17:00h. De segunda a sexta feira.

Germana Leitão - Gerente de Laboratório e Farmácia