Patos-PB, Quinta-Feira - 16 de Setembro de 2021

Notícias

Imprimir   

Em parceria com a ASCAP: Prefeitura de Patos lança I Ecogincana Municipal

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), lançou na última quinta-feira (22), a I Ecogincana Municipal de Patos, com o tema "Escola Consciente, Meio Ambiente da Gente!". A iniciativa também conta com a parceria da Associação os Catadores de Materiais Recicláveis de Patos (ASCAP).
 

A iniciativa visa promover a conscientização da comunidade escolar com relação ao descarte adequado de materiais recicláveis, e pretende envolver todas as instituições de ensino públicas e privadas do município, do ensino infantil ao médio.
 

“Dia 27 de agosto é o Dia Mundial da Limpeza Urbana e a ideia é lançar essa gincana entre as escolas públicas e privadas do município. As escolas irão se articular mobilizando alunos e todo corpo escolar no recolhimento de materiais recicláveis, e numa data combinada a associação dos catadores vai buscar esses materiais na escola,” comentou a coordenadora do NEA, a professora Marcela Abrantes.
 

Para participar, as escolas interessadas devem preencher um formulário que está disponível no perfil da rede social do NEA, até o dia 31 de julho. No período de 01 a 27 de agosto, as escolas já inscritas farão a mobilização de alunos e funcionários para o cumprimento da tarefa proposta: recolher materiais recicláveis que serão destinados à ASCAP.
 

“A ecogincana vai contar com a participação de toda comunidade escolar, alunos, professores, funcionários, e até a família, que devem levar o material reciclável para as escolas e creches, e as escolas vão passar para a ASCAP. Cada material recebido vai ser pesado e contabilizado como pontos para a escola,” explicou Marcela.
 

A classificação das escolas vencedoras se dará através do cálculo feito por meio da pesagem do material recolhido por cada instituição de ensino. O peso dos materiais recolhidos será dividido pelo número de alunos da escola, e os pontos serão proporcionais a esse quantitativo, definindo assim o vencedor da competição.
 

“O total do peso de material coletado vai ser dividido pelo quantitativo de alunos matriculados no ano de 2021 em cada escola, oi que vai nos dar uma proporção de recolhimento de cada aluno. Ganham as três escolas com maior quantitativo de material escolhido,” detalhou a coordenadora.
 

Todas as escolas participantes receberão um selo e um certificado de Escola Consciente. O prêmio para a escola ganhadora ainda será definido.

INSCRIÇÕES ECOGINCANA


COORDENADORA DO NEA - MARCELA ABRANTES

« Voltar