Patos-PB, Segunda-Feira - 24 de Fevereiro de 2020

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Patos intensifica ação da campanha em praça pública

Quem passou pela Praça Edivaldo Mota na manhã desta sexta-feira (27), teve a oportunidade de participar de mais uma ação alusiva à campanha nacional Dezembro Vermelho.

A ideia visa informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da AIDS, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença.

Além de atendimento médico, os usuários e usuárias do SUS tiveram acesso aos testes rápidos para HIV, hepatites B e C, vacinas, teste de glicemia, aferição de pressão, distribuição de panfletos informativos, distribuição de preservativos, entre outros.

José Farias, usuário do SUS, disse que foi muito bem atendido e que aproveitou o ensejo para aferir a pressão arterial e conferir que estava tudo normal, conforme garantiu.

Lindenberg de Lucena, enfermeiro do CTA-SAE, lembrou que as equipes também repassaram informações referentes à campanha e sobre como ter acesso gratuitamente ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), local que realiza testes para HIV, sífilis e hepatites B e C de forma gratuita e com demanda espontânea.

O evento foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Patos por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com a Unidade Básica Haydée Medeiros, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, CTA/SAE e NASF.

José Farias – Usuário do SUS

Lindenberg de Lucena - Enfermeiro do CTA-SAE