Patos-PB, Segunda-Feira - 15 de Outubro de 2018

Conselhos municipal e estadual de saúde se reúnem e debatem avanços na classe

O Conselho Municipal de Saúde de Patos, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (10), na sede do Conselho Municipal, à praça Edvaldo Mota, Centro de Patos, com o objetivo de apresentar a lei 4. 973/18 que está adequando o conselho à Resolução nº 453/2012, do Ministério da Saúde. Na reunião, onde estiveram presentes, ainda, representantes do conselho Estadual de saúde, um outro assunto bastante comemorado, foi o fato de Patos ser o primeiro município paraibano a ter autonomia financeira.

Para o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha, que fez a mediação da reunião, a iniciativa veio após as últimas mudanças na legislação, que passaram a dar mais autonomia para as entidades. “Essa iniciativa é de extrema importância, pois é a partir daí que o Conselho passa a funcionar em sua plenitude. Nós fomos o primeiro estado brasileiro a conquistar a autonomia financeira; e, da Paraíba, Patos foi o primeiro município”, comemorou o Presidente do Conselho Estadual de Saúde.

Foi elogiada, ainda, nesta reunião, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Patos e da Câmara de Vereadores de Patos, além do comprometimento do Conselho Municipal de Saúde, quando possibilitam que Patos saia na frente, no sentido da atualização e melhoria da legislação vigente, fato destacado por todos.

O presidente do Conselho Municipal de saúde, Claudemir Bento, disse que a reunião foi muito importante, uma vez que era um momento de ruptura para as entidades. Quando questionado sobre o que poderia mudar na condução dos trabalhos a partir de então, ele explicou que a população será a principal beneficiada. “Essas mudanças foram benéficas para o município, já que nós fazemos o controle social que tem a prerrogativa de fiscalizar a política pública de saúde e dar suporte aos usuários do SUS”, acrescentou.

Na próxima quinta-feira, 12 de julho, o município de Patos sediará o I Encontro de Mesas Diretoras dos Conselhos Municipais de Saúde da 6ª Gerência Regional de Saúde, no Centro de Treinamento de Lideranças da Igreja do Santo Antônio, das 08h às 17h.

Presidende do Conselho Estadual de Saúde - Eduardo Cunha

Presidente do Conselho Municipal de Saúde - Claudemir Bento