Patos-PB, Sábado - 21 de Setembro de 2019

Conselheiros tomam posse durante solenidade de reinstalação do Conselho da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em Patos, foi reinstalado nesta quinta-feira, dia 18 de julho, em solenidade realizada no antigo salão paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Guia. Na ocasião, os Conselheiros representantes da sociedade civil e do poder público tomaram posse.

Na oportunidade, estiveram presentes o promotor de justiça do Ministério Público da Paraíba, Drº Elmar Tiago, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Patos, Paulo César Dias que esteve representando o prefeito interino, Sales Júnior, o advogado e diácono, Alexandre César e Conselheiros, a Conselheira e Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Maria Joseny, a ex-presidente do Conselho Municipal, Francisca Vasconcelos e os Conselheiros que na ocasião tomaram posse.

Drº Elmar Tiago avaliou o momento como histórico, uma vez que há três anos o Conselho estava desativado, o que causou prejuízo aos idosos patoenses.

“A avaliação é extremamente positiva, pois, esse Conselho é de grande importância na fiscalização dos recursos públicos destinados a senilidade, à questão dos idosos da cidade, e a ausência do Conselho faz com que o controle social não aconteça. Isso se reflete na ausência de serviço e por fim, na própria vulnerabilidade dessa gama da população, dos idosos que já são frágeis por natureza”, afirmou.

O promotor ainda completou que o Estatuto do Idoso seja cumprido e que os idosos sejam prioridade.

Maria Joseny, presidente da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese, agradeceu ao Bispo Dom Eraldo da Silva, referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da Paraíba. Ela também comemorou pela reinstalação do Conselho juntamente com os representantes de outras entidades que prestigiaram o momento, como o Grupo Amigas Viva a Viva, UAC, UMAC, e Sinfemp.

“A Pastoral da Pessoa Idosa se regozija momento pelo momento que nós tivemos a oportunidade na tarde desta quinta-feira quando da reimplantação do Conselho da pessoa idosa do município de Patos. Foram momentos vividos de expectativa, de muito trabalho para que esse sonho de concretizasse para que os idosos do nosso município possam ter os seus direitos garantidos via esse Conselho”, celebrou.

Já o Chefe de Gabinete, Paulo César, pontuou a responsabilidade do município em nome do prefeito Sales Júnior.

“Esse dia de hoje é muito importante para o município de Patos, tendo em vista que a cidade necessitava do Conselho em prol das políticas públicas voltadas para o idoso, uma vez que esse Conselho já existia e estava sem atuação. Mas, hoje, a gente declarou a posse e dos conselheiros e reinstalou esse Conselho no município de Patos”, declarou.

Durante a solenidade foi feita a leitura de uma carta do Conselho Nacional da Pessoa Idosa expressando grandes preocupações relacionadas ao controle social das políticas públicas, a exemplo de diversos conselhos temáticos. A eleição da Mesa Diretora ainda terá a data de realização divulgada.

Paulo César- instalação do Conselho:

Dr Elmar:

Maria Joseny- Postoral da Pessoa Idosa:

Maria Joseny- parte 2: