Patos-PB, Segunda-Feira - 6 de Abril de 2020

Comitiva percorre equipamentos da assistência social em Patos

A Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Patos promoveu, nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, uma comitiva com o Poder Legislativo e membros da imprensa local para conhecerem de perto os equipamentos da assistência social.

O encontro teve início na sede da secretaria e em seguida percorreu o Centro POP, CRAS Severina Celestino (bairro Morro), CRAS Capitão Manoel Gomes (bairro Belo Horizonte), o Banco de Alimentos, Centro Dia do Idoso, CRAS Geralda Medeiros (bairro São Sebastião), Casa de Acolhimento e retorno para a sede.

Na oportunidade, participaram os vereadores Fátima Bocão, Dito, Goia, Tide Eduardo, Cambirota, Ferré Maxixe e Sales Júnior, além dos coordenadores dos programas.

A secretária do desenvolvimento social, Mila Nóbrega, explicou que a comitiva foi criada para esclarecer o funcionamento de cada local da assistência social, com seus usuários adequados, sendo importante a distinção de cada público e o seu perfil para que as políticas públicas de qualidade possam chegar com eficiência. Para ela, a presença da Casa Legislativa foi importante para haver o esclarecimento do funcionamento da assistência.

"Essa ideia eu tive desde o início, sempre que eu chego a algum lugar eu faço isso para mostrar ao representante do povo, que são os vereadores, os serviços que nós temos a oferecer. Então, eles começam a entender que cada local é para um usuário adequado, que tem o perfil daquele atendimento", disse a secretária.

A vereadora Fátima Bocão avaliou o momento como oportuno para o embasamento de reivindicações para a melhoria dos serviços.

"Através da visita é que estamos ouvindo reivindicações, as partes que estão funcionando, as que não estão funcionando. Então, é bem importante e interessante que essa visita seja feita, por sinal eu relatava à secretária Mila que em três anos que estou na Câmara ainda não tinha realizado uma visita de tanta importância", avaliou Fátima Bocão.

Já a presidente da Câmara Municipal de Patos, Tide Eduardo, disse que foi uma oportunidade do legislativo ter contato com os usuários que, na ocasião, realizaram reivindicações diante dos equipamentos da assistência social. Ela ainda pontuou o conhecimento que o evento proporcionou.

“O vereador que veio participar dessa comitiva ele tem a ganhar conhecimento e saber quais os anseios da população, dos usuários desses CRAS, do CREAS. Então, é de extrema importância e cada um que está aqui está à frente e ver com os próprios olhos como funcionam e quais as melhorias que nós podemos lutar para conseguir alcançar essas melhorias”, disse Tide.

O vereador Ferré Maxixe agradeceu à secretária por ter proporcionado esse dia de conhecimento aos equipamentos que prestam assistência às famílias que vivem na vulnerabilidade social, tendo em vista que o legislativo patoense conheceu mais de perto os serviços.

“A gente sabe que existe uma necessidade de olhar diferenciado para essa secretaria, principalmente esses equipamentos que a gente passou hoje. Ficamos felizes em conhecer e de agora em diante, conseguir fazer algo que traga melhorias para esse público necessitado do nosso município”, afirmou.

O CRAS Capitão Manoel Gomes, localizado no bairro Belo Horizonte, foi o local constatado durante a comitiva e que necessita de uma reforma para a qualidade do atendimento dos usuários. Ainda dentro da visita, a secretária de desenvolvimento social informou aos vereadores que o Bolsa Família será descentralizado com atendimento em cada CRAS da cidade objetivando a agilidade e facilidade no atendimento.

Mila Nóbrega:

Fátima Bocão: