Patos-PB, Domingo - 26 de Janeiro de 2020

Comerciantes que estão na praça Getúlio Vargas recebem orientações de secretarias da Prefeitura de Patos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Patos esteve reunida, na manhã desta quarta-feira, dia 27, com os proprietários de food trucks instalados na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. Participaram da reunião, 18 comerciantes de lanche e um parqueiro, além da Vigilância Sanitária e o Coordenador de Engenharia da STTRANS.

Na oportunidade, foram discutidos: localização, ligação de energia, número de mesas e cadeiras que os comerciantes poderão utilizar, organização e limpeza do ambiente de trabalho e decoração natalina, bem como respeito ao horário e dias de funcionamento fixado pela Sttrans.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Flaviano Resende, explicou que esteve em discussão a viabilidade de outro espaço onde esses comerciantes poderão ser instalados, porém, até encontrar esse novo espaço, os comerciantes deverão ficar organizados na praça Getúlio Vargas, sem que ocorra nenhum prejuízo a eles e nem aos usuários do espaço que serve de lazer. A organização será dentro dos padrões determinados pela Sttrans, Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“A gente está lutando por uma causa onde tem três, quatro ou até cinco secretarias mobilizando todos os seus serviços para ajudar na situação deles. Assim, vamos adiantando o trabalho para darmos um resultado positivo para todos”, disse o Secretário.

João Vasconcelos, Coordenador da Vigilância Sanitária, esclareceu que uma visita já foi feita aos comerciantes e já fez orientações relacionadas à manipulação dos alimentos, utilização de EPI, higienização, acondicionamento correto do lixo, orientação relacionada ao recebimento de dinheiro para que a pessoa não manipule o alimento ao mesmo tempo.

Dário Morais, Coordenador de Engenharia da STTRANS, informou que a Promotoria do Ministério Público da Paraíba fez questionamentos relacionados ao ordenamento do espaço, uso e ocupação das calçadas públicas.

“Podemos deixar claro a eles (comerciantes) que a organização da sua atividade é a base de tudo e, desde que eles estejam organizados, a própria população abraçará a causa e sabe que é  necessária a presença deles lá, é uma fonte de renda deles. Então, isso a gente está trabalhando aqui em união para que dê certo para todos”, afirmou.

O comerciante Danilo Torres não é de Patos, mas reside na cidade há três anos. Ele avaliou a reunião como muito produtiva, uma vez que a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está dando suporte necessário aos comerciantes que estão na praça Getúlio Vargas.

“Nós somos ambulantes, mas é a grande chance da gente, onde a própria Secretaria e a Prefeitura estão combinando para ajudar ao cidadão que mora aqui em Patos. Eu não sou daqui, sou estrangeiro. Estou há três anos aqui, mas agradeço muito”, comemorou Danilo Torres.

Flaviano Resende:

João Vasconcelos- vigilância sanitária:

Dário Morais- vigilância sanitária:

Danilo Torres- comerciante: