Patos-PB, Domingo - 25 de Agosto de 2019

CMDCA promove curso preparatório para candidatos a Conselheiros Tutelares, em Patos

A Prefeitura de Patos, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos – CMDCA, promoveu nesta terça-feira, 09 de julho, na Casa dos Conselhos, um curso preparatório para os candidatos habilitados a participarem do processo de eleição do Conselho Tutelar.

O curso ministrado pela Associação dos Conselhos Tutelares do Sertão – Acontesser, tem como objetivo desenvolver os fundamentos legais e práticas da atuação do conselheiro tutelar, visando fortalecer e formar profissionais com habilidades e competências multidisciplinares, com vistas à garantia de direitos a crianças e adolescentes.

A presidente da Acontesser, Maria do Socorro Fernandes, falou da importância dos candidatos participarem desta formação. “A formação antes da prova é de grande relevância, pois muitos candidatos fazem a sua inscrição e não têm uma percepção do que de fato são as atribuições do conselho tutelar. Então, este curso antes das eleições é para que os candidatos conheçam e entendam quais as políticas que precisam ser acionadas em situação em que os direitos são violados”, pontuou.

“Com este curso os candidatos poderão conhecer e aprender o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e também sobre o órgão em si. É preciso que eles estejam conscientes e abertos pois irão trabalhar com crianças, adolescentes e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social”, ressaltou a presidente do CMDCA, Áurea Zucheratto.

Ainda de acordo com a presidente do CMDCA, o curso tem a duração de dois dias e após esta formação os candidatos farão uma avaliação que será realizada no próximo sábado, 13. “Esta avaliação definirá quais os candidatos que participarão definitivamente do processo de escolha a conselheiro tutelar, que acontecerá em outubro deste ano”, finalizou.

A capacitação é prevista em lei como requisito obrigatório para todos os candidatos às vagas de conselheiros tutelares no município.

MARIA DO SOCORRO FERNANDES - CURSO CMDCA

ÁUREA ZUCHERATTO - PRESIDENTE DO CMDCA