Patos-PB, Domingo - 22 de Abril de 2018

Notícias

Imprimir   

CEREST realiza palestra com agricultores sobre os riscos de intoxicação por agrotóxicos

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-Patos) realizou, na manhã desta segunda-feira, dia 9 de abril, uma palestra no Sindicato dos Produtores Rurais de Patos – PB, sobre os riscos de intoxicação por agrotóxicos. A palestra foi ministrada pela professora mestre Erika do Nascimento Fernandes Pinto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB-Patos), que buscou orientar os participantes acerca dos cuidados que devem ser adotados para a manipulação de produtos químicos.

 

O evento faz parte do cronograma do Mês de Conscientização e Combate a Acidentes de Trabalho, o ‘Abril Verde’, que em Patos vem desenvolvendo ações que visam a prevenção de acidentes no trabalho e os cuidados com a saúde do trabalhador.

 

De acordo com Yara Dayanne de Lira, coordenadora do CEREST de Patos, as consequências do mau uso de agrotóxicos tornaram-se problema de saúde pública. Ela explicou que é importante conscientizar os produtores sobre os riscos que são gerados não só aos que manipulam estes químicos, mas também à população em geral.  

 

 “O uso de agrotóxicos na agricultura é muito comum não só na cidade de Patos, mas também em todo o mundo. Geralmente, eles são utilizados para evitar pragas nas plantações, e esses produtos acabam sendo usados de forma inadequada, gerando riscos à saúde das pessoas. As mortes por intoxicação acabaram se tornando um problema de saúde pública. Então pensando nisso, o CEREST de Patos, realizou, em parceria com o IFPB, essa palestra com os produtores De Patos e região. No encontro foram observados os riscos que esses produtos podem gerar à saúde tanto dos produtores, quanto das pessoas que consomem produtos que contém esses agrotóxicos”, disse a coordenadora.

 

 

Yara Dayanne de Lira - Coordenadora do CEREST-Patos

 

« Voltar