Patos-PB, Segunda-Feira - 6 de Abril de 2020

Notícias

Imprimir   

Carnaval 2020 Prefeitura de Patos intensifica prevenção às IST e HIV com distribuição de preservativos e conscientização

Os foliões que se preparam para pular o Carnaval deste ano já podem ir até a unidade de saúde mais próxima de casa para buscar, gratuitamente, camisinhas masculinas e femininas, além do gel lubrificante.


A Prefeitura de Patos começou a distribuir os preservativos adquiridos via Ministério da Saúde e Estado, para garantir a proteção de quem participa da festa.


Desde a segunda-feira, dia 17 de fevereiro, que a Secretaria Municipal de Saúde de Patos está realizando a dispensação de preservativos e gel lubrificante em todas as unidades básicas e demais centros, a exemplo do CTA/SAE, UPA, Frei Damião, PA Maria Marques e outros.


O trabalho também acontece em locais públicos, a exemplo de alguns bares mais movimentados da cidade, como repassou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Samara Marques.


Samara Marques lembrou que a prevenção ainda é a melhor arma para combater a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV. E frisou que o uso dos preservativos não apenas previne doenças, mas também uma gravidez indesejada, por exemplo.


No tocante aos cuidados que a saúde municipal vem tendo com essa questão das IST e HIV, ela reforçou que o CTA/SAE já promove ações e atendimentos de prevenção e monitoramento durante todo o ano, seja com a oferta de testes rápidos ou com o tratamento das pessoas que já estão com algum agravo.


A chegada do período carnavalesco exige a intensificação desses serviços, inclusive com a realização de rodas de conversa, pit stop e palestras educativas nas unidades básicas de saúde e outros serviços, focando nas formas de prevenção.


Coordecom

Samara Marques – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica
(prevenção no carnaval)

« Voltar