Patos-PB, Sábado - 21 de Julho de 2018

Caravana da Saúde realiza atendimentos na zona rural de Patos

Na manhã desta terça-feira (10), a Prefeitura de Patos, através da Secretaria municipal de Saúde, proporcionou um dia de cidadania para os moradores da comunidade Boi de Brito, na zona rural de Patos. A caravana da saúde, formada por médicos, enfermeiros, agentes comunitários e de endemias, técnicos da secretaria de saúde, dentre outros realizaram procedimentos, como: exames de tipagem sanguínea e testes de Glicemia; atendimento médico e odontológico; e, também, palestras sobre Tuberculose, Hanseníase, dentre outras atividades, em comemoração ao dia mundial da saúde.

A secretária de Saúde do município, Priscila Gomes, destacou a necessidade de promover o acesso das comunidades rurais aos serviços de saúde.

“Hoje nós estamos oferecendo atendimento na zona rural. Tá sendo um trabalho bastante resolutivo aqui nesta comunidade, pois pela distância, muitos pacientes não podem ir até a cidade. Mas nós também temos médicos que vêm aqui toda semana, apesar de ser uma demanda muito alta. Esse atendimento é muito significativo, pois esta é uma comunidade que fica muito distante da cidade, o que dificulta o acesso ao tratamento médico”, explicou Priscila Gomes.

O Prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, ressaltou que esta atividade é muito relevante para promover a inclusão das comunidades rurais mais distantes. Ele afirmou que a prefeitura continuará com o projeto, beneficiando cada vez mais a população com os serviços de saúde.

“Nosso objetivo é garantir a todos o atendimento à saúde. As comunidades rurais têm uma dificuldade maior de atendimento, então estas caravanas servem para ir ao encontro daqueles que não têm acesso ao atendimento médico em todos os ambientes. Nós trouxemos muitas especialidades da saúde para que possamos trazer benefícios para a zona rural, e não vamos parar por aqui, nossas equipes estarão sempre fazendo saúde”, afirmou o prefeito Dinaldinho.

De acordo com a presidente da Associação dos Moradores da comunidade Boi de Brito, Claudecir Ferreira Martins, pela primeira vez a população foi beneficiada com um evento tão grande. Ela explicou que ter os serviços de saúde na porta de casa é muito interessante, devido à distância até a cidade.

“Esta atividade é de grande importâncias para nossa comunidade, pois as dificuldades são grandes na zona rural, pois muitos de nós não tem condições de ir à cidade, pois é uma ótima iniciativa. Nós estamos gostando muito”, disse a presidente Claudeci.

Para uma das moradoras da comunidade, Maria Ramalho Costa, os serviços são necessários e de grande relevância. Ela afirmou que está muito feliz com as ações da caravana.

“Para mim é de uma importância muito grande, pois nós temos muita dificuldade para transitar, principalmente neste período de chuva. Hoje eu fui atendida por três médicos. Um evento desse aqui é muito importante, pois são várias especialidades que estão funcionando aqui. Então nós estamos muito felizes com este atendimento”, ressaltou Maria Ramalho.

Número de atendimentos

Ortopedia: 22