Patos-PB, Sexta-Feira - 20 de Setembro de 2019

Notícias

Imprimir   

CAPS Adulto mantém acolhimento aos usuários e familiares com mais de 300 atendimentos ao mês

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II - Adulto) segue normalmente realizando o acompanhamento clínico dos usuários, além das atividades que promovem a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
 
 
Nesse contexto, o CAPS Adulto mantém o suporte na área de atenção básica de saúde, também contando com a parceira de outros programas. Atualmente o serviço vem ultrapassando a média de 300 atendimentos médicos/ambulatoriais mensais, além do atendimento aos 85 usuários que participam regularmente da rotina IntraCAPS.
 
 
Os pacientes acolhidos são portadores de transtornos mentais moderados e graves, que chegam por meio de demanda espontânea ou encaminhada pelos serviços de saúde do município.



A equipe de profissionais é formada por médico psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, arte educador, assistente social, enfermeiro, monitor e educador físico.  O psiquiatra atende todas as terças e quartas (manhã). A cada quinze dias o atendimento acontece nos turnos manhã e tarde.



A atenção aos usuários começa com a avaliação de cada situação, e em seguida o atendimento psiquiátrico. Dependendo do caso, o paciente também é inserido nas atividades terapêuticas, que inclusive promovem e contribuem para uma melhora significativa do quadro mental apresentado e da qualidade de vida.



Conforme ressaltou a Coordenadora do CAPS Adulto, Maria Betânia Anastácio de Lucena, o acolhimento à família também é estratégico, no sentido de conscientizar sobre a participação no tratamento do usuário. “A finalidade é reinserir os pacientes na sociedade, dando condições de autonomia”, acrescentou.



O psiquiatra Stefan Yohansson Gonçalves explicou que o acompanhamento aos usuários do CAPS Adulto ocorre de forma global, comtemplando além da parte medicamentosa, também o trabalho da atenção psicológica e comportamental com a participação de outros profissionais.



O CAPS Adulto funciona na Rua Basta Gomes, Nº 356, Bairro Jardim Guanabara, em Patos.


Coordecom - HB




Maria Betânia Anastácio de Lucena - Coordenadora do CAPS Adulto



Stefan Yohansson Gonçalves - Médico Psiquiatra (Caps Adulto)

« Voltar