Patos-PB, Terça-Feira - 13 de Novembro de 2018

Notícias

Imprimir   

Campanha Novembro Azul é aberta em Patos e programação traz ações de prevenção e conscientização

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Gerência de Atenção Básica e Coordenação do Programa Saúde do Homem, deu início na manhã desta segunda-feira (05), às ações alusivas à Campanha Novembro Azul que trata da conscientização e prevenção ao Câncer de Próstata, no município.

Abrindo, oficialmente, a programação aconteceu, às 10h da manhã, uma missa de ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Guia, com a presença do prefeito interino de Patos, Bonifácio Rocha, além de secretários e auxiliares do governo.

Dentre as ações previstas para o novembro azul, em Patos, estão: atendimentos noturnos, com médicos especialistas e enfermeiros, nas Unidades Básicas de Saúde; pit stop educativo e ações de conscientização: além da realização da segunda edição do Pedal Azul.

“O novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro. É dirigida à sociedade, em especial, aos homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mesmo na ausência dos sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de riscos ou a partir dos 50 anos, que não tem esses fatores, devem ir ao urologista anualmente,” destacou a coordenadora do Programa Saúde do Homem em Patos, Samírines Brandão.

Dando prosseguimento ao cronograma de ações, na terça-feira (06), acontece o atendimento noturno na UBS Aderban Martins. Ainda, segundo a coordenadora, as ações visam ampliar o acesso e atender às demandas reprimidas, tendo em vista que a população masculina resiste em procurar atendimentos de saúde.

“Nós fizemos a programação do atendimento noturno com um especialista em urologia, que é o médico Antônio Segundo; teremos algumas ações voltadas à saúde do homem, ainda, em algumas empresas, com atendimento médico e de enfermagem; o Pit Stop, no Mercado Público, também com atendimentos, incentivando a procura da prevenção e diagnóstico mais e com mais rapidez, dentre outros” disse Samírines.

PROGRAMAÇÃO:

A programação segue, na próxima segunda-feira (12), com o Pit Stop no Mercado Público, onde além das ações de sensibilização e educação, os homens poderão usufruir de atendimentos médico e de enfermagem. 

Na terça-feira (13), são retomados os atendimentos noturnos da campanha, sendo que desta vez, quem recebe as ações são as comunidades atendidas pela UBS Pedro Firmino, no José Mariz.

Também serão realizadas ações com atendimentos médicos e de enfermagem nas empresas e locais de grande concentração de homens, a exemplo do hipermercado Atacadão, que de acordo com a programação, recebe a equipe, na segunda-feira (19). 

A programação da Campanha Novembro Azul, em Patos, prossegue até a quinta-feira, 28 de novembro, data de seu encerramento.



SAMIRINES BRANDÃO - COORDENADORA DO PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM
« Voltar