Patos-PB, Sábado - 14 de Dezembro de 2019

Notícias

Imprimir   

Caminhada marca encerramento de atividades da Educação para o Trânsito nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Patos

Para marcar a culminância das atividades da Coordenação de Educação para o Trânsito da STTRANS nas escolas da Rede Municipal de Ensino,  aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) uma caminhada intitulada “Educando para o respeito à vida no Trânsito”, promovida pela Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 

A caminhada contou com a participação de alunos de algumas escolas municipais onde foram desenvolvidos os projetos Agente de Trânsito Mirins (alunos do 5º ano) e Cidadão Consciente (alunos do 9º ano). Dentre as escolas presentes estavam o CIEP IV Aggeu de Castro, CIEP I José Genuíno, EMEF Tobias Medeiros e EMEF João Rodrigues.
 

De acordo com o agente de trânsito Antônio Coelho, que é coordenador da Educação para o Trânsito, as atividades desenvolvidas nas escolas obedecem à faixa etária de cada alunado, diferenciando a abordagem pedagógica e o projeto desenvolvido de acordo com cada turma.
 

“A STTRANS juntamente com a Secretaria de Educação vem fazendo um trabalho continuado de Educação para o Trânsito, desenvolvendo projetos de acordo com a faixa etária de cada aluno. Só nos dois projetos representados hoje aqui foram atendidas 45 turmas, sendo 25 turmas de 5º ano, 20 turmas de 9º ano, o que representa aproximadamente 1.500 alunos. Além de outras atividades que foram desenvolvidas junto às creches, por exemplo. Com essa caminhada nós estamos encerrando as atividades nas escolas no ano devido a fase final do ano letivo. Foi um trabalho muito proveitoso onde tivemos ótimas experiências,” detalhou o agente.
 

Para o superintendente da STTRANS, Jefferson Melquíades, é preciso trabalhar a base, desenvolvendo a consciência dos futuros condutores para que se construa um trânsito cada vez mais seguro.
 

“É de uma importância tremenda, precisamos trabalhar com os condutores do futuro, nossas crianças, nossos jovens, que em breve estarão sendo eles os condutores de nosso trânsito. Então nada melhor que trabalhar com a base. Gostaria de aproveitar para agradecer a parceria sempre muito prestativa da Secretaria de Educação. Hoje nós estamos encerrando esse importante projeto. Os frutos nós sabemos que colheremos mais à frente, mas encerramos hoje o trabalho continuado que se deu durante o ano inteiro, e que com certeza foi um sucesso e nós estamos muito satisfeitos,” disse o superintendente.
 

A secretária de Educação de Patos, Socorro Chaves, acompanhou a caminhada, e destacou a importância do projeto e de trabalhar a conscientização com as crianças, tendo em vista que estas são multiplicadoras e informações.
 

“É muito importante, pois nossos alunos são multiplicadores. Eles aprendem com o projeto e levam para casa, para sua comunidade, para sua família o que aprendeu. E hoje nós trouxemos para essa caminhada parte dos alunos participantes para mostrar à comunidade como foi que o projeto se desenvolveu,” informou a secretária.
 

A caminhada teve início na Praça Edivaldo Mota, onde os alunos se organizaram com faixas e cartazes, e seguiu pelas principais avenidas do Centro da cidade em direção à Praça Getúlio Vargas.


ANTÔNIO COELHO - COORDENADOR DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE PATOS - SOCORRO CHAVES

SUPERINTENDENTE DA STTRANS - JEFFERSON MELQUÍADES

COORDENADORA PEDAGÓGICA DO MUNICÍPIO - ROZEANE LUSTOSA

 

« Voltar