Patos-PB, Domingo - 16 de Junho de 2019

Notícias

Imprimir   

Alunos da EMEF João Rodrigues participam de aula de campo na Reserva Ecológica Verdes Pastos

Dentro das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, a EMEF João Rodrigues, localizada no bairro Mutirão, promoveu uma atividade de campo com os alunos das turmas de 6º ao 9º ano na Reserva Ecológica Verdes Pastos, localizada na zona rural do município de São Mamede. A atividade teve parceria da SUDEMA e do Batalhão Ambiental.
 

Na programação da aula de campo alunos e professores puderam fazer uma trilha ecológica, ver uma apresentação de animais taxidermizados, e prestigiar uma palestra sobre crimes ambientais.
 

“No dia 05 de junho comemora-se o Dia mundial do Meio Ambiente e existem ações no mundo inteiro sobre proteção e preservação do meio ambiente com o intuito de alertar o público e os governantes em geral de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. E a ONU todos os anos pede atividades de conscientização da população para preservação do ambiente, e que essas atividades também possam envolver alunos,” descreveu a professora idealizadora da ação, Mércia Gomes Cavalcanti.
 

Ainda de acordo com a professora, o objetivo da atividade é apresentar aos alunos a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrando o lado negativo e positivo da ação do homem, e levando-os a valorizar por completo o meio ambiente.
 

“Já fizemos plantio de mudas no Parque Religioso Cruz da Menina, plantio na frente da escola, aula de campo na Fazenda Tamanduá falando da riqueza do bioma da caatinga e da produção sustentável, também já falamos da coleta seletiva e do papel fundamental dos catadores. E há dois anos a gente vem realizando essa atividade junto à Reserva Ecológica Verdes Pastos,” informou a professora.
 

Para a gestora escolar, Ana Maria, a aprendizagem além das dependências da escola é muito importante para o desenvolvimento dos alunos de uma forma geral, e essa em especial desperta no cidadão sua consciência de mundo e sua responsabilidade pelo meio ambiente.
 

“Enquanto gestora eu considero esse trabalho de grande relevância. Na verdade ele tem um objetivo muito importante para o aluno, que é despertar nele a conscientização sobre o meio ambiente, onde a gente pode de fato devolver tudo que recebemos. Então isso nos ensina nos educa. Esse é o nosso papel enquanto seres humanos, de cuidar dos nossos recursos naturais, dos animais, das plantas. E como estamos nas escolas a gente tem que levar para os alunos esse mesmo pensamento. Para que eles possam realmente ser pessoas responsáveis. Os alunos ficaram maravilhados, muito agradecidos, encantados com lugar muito bonito que é a Reserva Ecológica,” declarou a diretora da escola.


PROFESSORA MÉRCIA GOMES CAVALCANTI



ANA MARIA - DIRETORA DO JOÃO RODRIGUES

« Voltar