Patos-PB, Sábado - 21 de Julho de 2018

Notícias

Imprimir   

Abertura do 1° ECISP contou com palestras sobre combate à corrupção

A solenidade de abertura do 1° Encontro de Controle Interno do Sertão Paraibano (ECISP) aconteceu na noite desta quarta-feira, (06), no auditório máster das Faculdades Integradas de Patos (FIP). O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Controle Interno do Município de Patos, em parceria com as Controladorias dos municípios de Sousa e Cajazeiras, cidades polos no Sertão da Paraíba. 

O evento contou com a presença de mais de 200  pessoas representando 17 municípios do Sertão do Estado.  Dentre os presentes, o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, foi o anfitrião do encontro e fez a abertura do evento ao lado da secretária de Controle Interno, Poliana Queiroga; do vereador Ferré Maxixe, representando o legislativo municipal;  do secretário de Controle Interno do município de Sousa, Sauly Martinho Gomes; e do secretário de Controle Social de Cajazeiras, Francisco Marcos Pereira. 

Na ocasião, os participantes puderam prestigiar palestras com o procurador da República,  Tiago Misael Martins; o controlador geral da capital João Pessoa,  Severino Sousa Queiroz; e o coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) que trataram sobre o tema: "Operações de combate à corrupção e à atuação do Controle Interno".

De acordo com o procurador da República, Tiago Misael, a temática se faz necessária “Ter um órgão que fiscalize a sua administração é um bom negócio para o prefeito. É necessário ter alguém que tenha olhos para a administração onde o prefeito não tem, pois ele [o prefeito] não pode estar em todos os lugares. Muitas vezes o gestor não estar envolvido, pessoalmente, em atos de corrupção, mas sua administração tem pessoas envolvidas e é o controle interno que pode apontar essas falhas”, destacou.  

De acordo com a secretária,  Poliana Queiroga,  o evento buscar trazer para a discussão a importância do Controle Interno na gestão de um município. "É importante essa interação para trocarmos opiniões e experiências e buscar, cada vez mais, qualificação para o trabalho da administração", explicou.  

Para o prefeito Dinaldinho Wanderley, a iniciativa é de grande importância e deve ser multiplicada. “Fico muito feliz em estar como anfitrião em um momento desse e poder mostrar que Patos tem essa vontade de querer sempre melhorar, ter transparência e honestidade. Espero que este evento seja uma forma de incentivar os demais prefeitos dos outros 223 municípios da Paraíba", destacou o gestor. 

O evento tem continuidade nesta quinta-feira, (07), com palestras e o encerramento está previsto para logo mais as 18h30. Veja abaixo a programação:

DIA 7 DE JUNHO 

(9h às 12h)
Mediadora: Secretária de Controle Interno de Patos – Poliana Queiroga
Palestra: Tema “Atuação Integrada dos Controles Externo e Interno: Expectativa x Realidade
Palestrantes:
Procuradora do Ministério Público de Contas da Paraíba – Sheyla Barreto Braga
Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União na Paraíba Márcio Fernando Sueth

(14h às 18h)
Palestra: Tema “Estruturação e Operação de uma Controladoria Geral de âmbito municipal”
Palestrantes:
Controladora-adjunta de João Pessoa – Ludinaura Santos 
Auditor interno – Patrick Nobre da Silva



Procurador da República - Thiago Misael Martins
Prefeito de Patos - Dinaldinho Wanderley
Secretária de Controle Interno de Patos - Poliana Queiroga
« Voltar