Patos-PB, Segunda-Feira - 6 de Abril de 2020

Prefeitura de Patos e Governo do Estado unem forças para adotar medidas de prevenção contra o novo coronavírus

Prefeitura de Patos, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Coordenações Municipais de Saúde, se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 17, no auditório do SAMU, juntamente com representantes da 6.ª Gerência de Saúde e Complexo Hospitalar Regional de Patos, para alinhar ações de prevenção contra o novo coronavírus, tendo em vista as medidas que estão sendo adotadas em todo o país.

O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, participou do debate na companhia da secretária de saúde, Francisca Lavor, da secretária de educação, Socorro Chaves, da diretora do Complexo Hospitalar Regional de Patos, Liliane Sena, do procurador do município, Jonas Guedes, e do secretário de articulação social, Deusimar Guedes.

Ao final do encontro, Ivanes destacou que a gestão municipal vem seguindo protocolos que envolvem o trabalho de enfrentamento ao novo coronavírus, de modo que as ações ocorram de forma integrada entre as três esferas, federal, estadual e municipal.

Ele defendeu a elaboração de medidas estratégicas e eficientes de combate ao problema. Nesse contexto, citou a imprensa como parceira e importante para tentar minimizar o pânico que tende a surgir com a situação atual.

E ressaltou como mais importante neste momento orientar as pessoas sobre a real necessidade de realizar o exame de diagnóstico do coronavírus, evitando a desinformação e consequentemente o acúmulo crescente de pessoas em busca de atendimento.

Como medida de fortalecimento, Ivanes informou que está planejando juntamente com a categoria médica, a implantação de atendimentos noturnos para melhor esclarecer sobre a questão, e para ampliar a assistência médica em alguns bairros da cidade, por meio das unidades de saúde.

A coordenadora do Complexo Hospitalar Regional de Patos, Liliane Sena, adiantou que além de capacitar os profissionais para o controle do novo coronavírus, a rede estadual de saúde ainda está iniciando o atendimento seletivo para pacientes que apresentam suspeitas, sobretudo aqueles com dificuldades respiratórias.

Sobre o uso de máscaras de proteção, Liliane recomendou cautela, frisando que apenas aquelas pessoas que estão com sintomas de gripe devem usar o equipamento como forma de evitar o contágio de outras.

Ainda sobre as medidas de prevenção na saúde municipal, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Samara Marques, explicou que está em contato permanente com todos os setores, buscando intensificar a prevenção e orientação no tocante ao coronavírus.

Samara ainda lembrou que a cidade de Patos continua sem casos suspeitos ou confirmados da doença, e que a partir do momento que isso acontecer, as medidas cabíveis serão tomadas, uma vez que o trabalho de parceria com o estado visa disponibilizar toda a assistência necessária.

Medidas de prevenção em outros setores

Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), os atendimentos do Bolsa Família e do Cadastro Único, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estão suspensos entre os dias 18 e 30 de março.

Ainda nesse contexto, o prefeito Ivanes Lacerda disse que o município lancará um decreto para suspender as aulas pelo período de trinta dias, seguindo a mesma norma adotada pelo governo do estado.

Prefeito Ivanes Lacerda - Reunião Coronavírus

Liliane Sena – Diretora do Complexo Hospitalar (reunião Coronavírus)

Samara Marques - Coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Reunião Coronavírus)